10 dicas para deixar sua casa mais fresca no verão

5 minutos para ler

Em dezembro, mês em que as temperaturas aumentam muito com a chegada do verão, muitas vezes nem ventilador, nem ar condicionado são suficientes para diminuir a sensação de calor. 

Porém, algumas soluções simples podem ajudar a refrescar os ambientes, tornando o seu lar um lugar mais agradável para enfrentar os dias quentes. 

Neste artigo trazemos xx dicas para deixar sua casa mais fresca no verão. E o melhor: sem reforma e sem aumentar a conta de energia elétrica. Vamos conferir?

1. Substitua as lâmpadas de todos os cômodos

As lâmpadas de LED são mais econômicas e mais duráveis. Além disso, elas são frias e não emitem calor como os modelos incandescentes. Por isso, não esquentam os ambientes. 

2. Aposte na decoração clean

O estilo de vida minimalista chegou com tudo, inclusive na decoração. Baseada na ideia de que “menos é mais”, essa tendência propõe reduzir móveis e objetos, além da escolha de cores claras. 

Assim, os ambientes ganham mais espaço, a circulação fica mais fácil e mais funcional, diminuindo a sensação de abafamento. 

Casa clean verão

3. Dê preferência a objetos de vidro

Enquanto a madeira retém calor, o vidro é um material frio que dissipa a temperatura. Por isso, esse elemento é uma ótima opção para compor a decoração da sua casa.

Existem muitas opções de móveis em vidro como mesas, aparadores e até portas. Objetos decorativos feitos com esse material ainda garantem sofisticação e elegância.

4. Cores claras são sempre bem-vindas

As cores claras dão sensação de amplitude e acabam sendo uma ótima opção para paredes internas, móveis, almofadas e tapetes.

Cores claras ou neutras como branco, bege, marfim ou tons pasteis dão suavidade. Já cores escuras absorvem energia e deixam os ambientes mais carregados e com a sensação de abafamento. 

casa cores claras neutras floricultura bh

5. Escolha tecidos leves

Enquanto no inverno optamos por tecidos encorpados, no verão devemos escolher materiais mais leves como fibras naturais ou algodão. Outras boas opções são o voil e as malhas. 

É uma boa época para retirar os tapetes e deixar o piso respirar. Cortinas, capas de sofá e almofadas também podem sair de circulação. Assim, o acúmulo de calor nos cômodos será menor. 

6. Fontes e aquários são opções excelentes 

Ter uma fonte ou um aquário em casa contribui para a umidade do ar e ajudam a refrescar. Além de decorativos, claro. No caso das fontes, o barulho da água corrente é benéfico e acalma. 

7. Mantenha os ambientes arejados

A ventilação adequada refresca, isso é óbvio. Portas e janelas abertas renovam o ar e ajudam a amenizar o calor.

Porém, antes de abrir portas e janelas, observe se a temperatura externa está suportável. Do contrário, o calorão que você deseja manter lá fora virá para dentro de casa. 

Em dias muito ensolarados, a dica é manter cortinas fechadas. A incidência de sol aquece os ambientes e danificam os móveis. 

Modelos de cortina com blecaute funcionam muito bem, mas mantenha a parte branca virada para o lado de fora. Dessa maneira, o calor será refletivo para o exterior. Outra opção são as películas nos vidros. Elas bloqueiam os raios solares. 

ambientes arejados

8. Dê uma folga aos aparelhos eletrônicos

Vários aparelhos eletrônicos ligados simultâneamente liberam calor diretamente ao ambiente. Por isso, para deixar os cômodos mais frescos, desligue o que não estiver em uso. Retirá-los da tomada também ajuda a economizar energia elétrica. 

9. Flores e folhagens contribuiem para amenizar a temperatura

Além de embelezar os ambientes, as plantas são ótimas para reduzir a temperatura e refrescar a casa. Por liberarem água enquanto transpiram, elas mantém a umidade e a qualidade do ar.

Algumas espécies também perfumam e filtram resíduos ruins. Distribua vasos em pontos estratégicos da sua casa e sinta a diferença nos dias quentes.

Se você tem problema de espaço, aposte nos jardins verticais. Além de bonitos, eles deixam qualquer ambiente mais bonito e elegante. 

10. Dica bônus: quais espécies ter em casa para amenizar o calor

Em geral, as plantas tornam os ambientes mais agradáveis, renovam o ar e refrescam. Porém, algumas espécies são mais indicadas para suavizar o calor. 

  • palmeira Chamaedorea; 
  • begônia;
  • clusia-variegata;
  • aloe vera;
  • espada de São Jorge;
  • clorofito;
  • areca-bambu;
  • samambaia;
  • jiboia.

Essas são as nossas sugestões para deixar sua casa mais fresca no verão. Se você gostou das dicas, compartilhe nosso artigo para que todos desfrutem da estação mais alegre e colorida do ano. 

Posts relacionados

Deixe um comentário