Buquê de rosas - Floricultura BH Buquê de rosas - Floricultura BH

6 dicas para conservar um buquê de rosas

5 minutos para ler

Conservar um buquê de rosas é mais fácil do que você imagina. Com alguns cuidados simples é possível preservar as flores por mais tempo. 

Confira 6 dicas práticas para deixar seu buquê saudável e vistoso por até 15 dias. E se você deseja guardar rosas como recordação, preparamos um bônus ensinando como desidratar as pétalas em casa mesmo. 

1. Permita que as rosas respirem

Assim que o buquê chegar em casa, retire toda a embalagem. Fitas, papel celofane e outros enfeites podem atrapalhar a respiração das flores. 

Antes de colocar as rosas em um vaso ou jarra, confirme se o recipiente está completamente limpo. O mesmo cuidado serve para a água. Garanta que ela seja pura. 

buquê de rosas - Floricultura BH

2. Cuidado com a umidade e o sol intenso

As rosas são flores delicadas. A luz solar pode danificar o buquê ou desbotar as pétalas. Prefira ambientes bem iluminados, mas sem exposição direta. 

Mantenha seu buquê em locais arejados, mas longe do ar condicionado, pois ele desidrata as flores. 

Ambientes úmidos ou expostos à chuva favorecem o mofo e isso pode ser fatal para as rosas.  

Rosas - Floricultura BH

3. Corte o caule, mas não remova os espinhos

Com uma tesoura de jardinagem, faça cortes diagonais a 2 cm da base do caule, um de cada vez e sob a água corrente, para evitar a entrada de ar nas hastes. 

Caso não tenha uma tesoura específica, use uma faca sem serra. Repita os cortes da haste todos os dias. 

Não remova os espinhos, pois isso encurta o tempo de vida das rosas. E não esqueça de retirar as folhas submersas, elas prejudicam a qualidade da água. 

4. Cuidados com o vaso e com a água

Os vasos transparentes permitem monitorar a qualidade da água. Dê preferência aos recipientes de vidro ou de acrílico, assim é possível observar quando a água ficou turva e precisa ser trocada. 

Buquê de rosas - Floricultura Belo Horizonte

5. Limpeza e conservação

Use sempre água limpa e gelada, de preferência. As flores, em geral, especialmente as rosas, são muito sensíveis a micro-organismos que se proliferam na água parada. Por isso, aplique conservantes, facilmente encontrados em floriculturas

A água sanitária evita a formação de fungos. Meia colher (de café) para cada litro de água é suficiente.

Retire da água pétalas e folhas caídas, pois elas favorecem o surgimento de bactérias. 

6. Cuidados gerais

Troque a água a cada dois dias. Retire as pétalas envelhecidas e use um borrifador para manter o viço e a beleza das flores.

A temperatura ideal para a conservação das rosas é de 15º durante a noite e até 27º durante o dia. 

Anote essa receita caseira para a conservação das rosas:

  • Suco de ½ de limão;
  • 2 colheres (de chá) de açúcar cristal;
  • 2 colheres (de chá) de vinagre branco.

Essa solução evita o surgimento de fungos, bactérias e algas. Ao mesmo tempo, ela hidrata a haste, enquanto açúcar nutre as rosas.  Para 1 litro de água, adicione 50 ml da solução. 

Rosas - Flores BH

Dica bônus: como desidratar as rosas

Como todas as flores naturais, as rosas têm um tempo de vida útil. No entanto, se você deseja guardar como lembrança um buquê recebido, é possível desidratá-lo facilmente em casa. 

Secagem de flores com prensa de papel

Jornais velhos ou um livro sem utilidade são ótimos para fazer uma prensa de papel. Coloque as rosas entre as páginas com cuidado, evitando que fiquem dobradas ou sobrepostas. Use quantas páginas ou folhas de jornal for necessário.

Depois, coloque um objeto pesado sobre o livro ou sobre os jornais e aguarde de 2 a 4 semanas. Ao final desse período, retire as rosas da prensa de papel e coloque-as em uma caixa de papelão, intercalando com folhas de papel-toalha ou papel-manteiga.   

Desidratação de flores e pétalas com sílica gel 

A sílica é um composto químico encontrado em rochas e na areia. Ela não retém água e consegue absorver facilmente a umidade, produzindo um ambiente seco. 

Para secar suas rosas com sílica, use uma caixa plástica bem vedada ou um vidro com a boca larga. 

Separe as pétalas e coloque-as dentro do recipiente, cobrindo completamente com a sílica. Espere 48 horas e retire-as com uma pinça.

Para reutilizar a sílica, coloque-a em um forno convencional com temperatura aproximada de 130º. 

A desidratação de flores com sílica custa um pouco mais do que a secagem com prensa de papel. No entanto, é mais vantajoso porque preserva a coloração das pétalas por mais tempo. 

Viu só como é fácil conservar as rosas por mais tempo? Agora, que tal escolher um buquê para decorar sua casa ou para presentear alguém que você ame? Confira as opções da nossa loja virtual

Posts relacionados

Deixe um comentário