Dicas para limpar suas plantas - Floricultura BH Dicas para limpar suas plantas - Floricultura BH

Como limpar as plantas para que cresçam mais saudáveis

5 minutos para ler

Você já notou que, assim como os móveis, as folhagens também acumulam poeira? Limpar as plantas é fundamental para que cresçam bonitas e saudáveis.

Nesse artigo, você vai aprender como higienizar as espécies da sua casa, deixando-as mais bonitas e viçosas, contribuindo para a respiração e para a fotossíntese. 

Porque limpar as plantas

Higienizar as plantas de tempos em tempos é muito mais do que uma questão estética para deixá-las bonitas e livres da poeira. 

O pó bloqueia os raios solares, dificultando a absorção da luz e prejudicando a fotossíntese. E é justamente esse processo que gera o “alimento” para que as plantas cresçam. 

Por isso, você deve limpar suas plantas para que elas respirem melhor e se desenvolvam mais bonitas, dando-lhes uma aparência saudável.

LIMPANDO flores - Floricultura bh

Qual a frequência da limpeza?

Limpe suas plantas de tempos em tempos observando alguns fatores. Como regra geral, limpe suas plantas a cada 15 dias. 

Por exemplo, se você mora próximo a rodovias ou estradas de chão, a poeira se acumula mais. Se as plantas estão ao ar livre (áreas externas ou varandas) ou próximo às janelas, é possível que fiquem sujas com mais frequência. 

Uma dica é observar os móveis: se eles estão empoeirados, é possível que suas plantas também estejam. Durante a rega, passe o dedo sobre as folhas e confira se é o momento certo para higienizá-las. 

O que você vai precisar

Antes de começar a limpeza das plantas, separe alguns itens que você vai precisar:

  • panos ou flanelas;
  • esponjas ou escova de dentes macias;
  • detergente líquido neutro;
  • pincéis suaves;
  • espanador;
  • borrifador.
Dicas de limpar flores - Floricultura BH

Como limpar

Uma boa limpeza pode ser feita de várias maneiras. O importante é ter delicadeza e cuidado durante a ação, sem esquecer que estamos lidando com seres vivos e sensíveis. Confira três métodos para limpar suas plantas.

Limpeza com água

Se suas folhagens estão em áreas externas, use uma mangueira ou regador para lavar as folhas com água fria. Outra sugestão é deixar que as plantas peguem chuva, sempre que possível. Assim, a poeira não ficará acumulada. 

Caso você more em apartamento, pode levar os vasos para o chuveiro. Se o jato for muito forte, use o chuveirinho.

Plantas de pequeno porte podem ser lavadas no tanque ou na pia. Use sempre com água fria ou em temperatura ambiente, não esqueça. 

Limpando as plantas - Flores BH

Limpeza com panos ou pinceis

Cactos, suculentas e espécies com folhas aveludadas como as violetas podem ser escovadas com um pincel delicado ou uma escova de dentes macia. Não deixe as folhas molhadas e prefira a limpeza a seco. 

É importante retirar a poeira sobre e sob as folhas. Não esfregue para não machucar ou remover a cera natural das plantas. Segure a folha delicadamente e passe a escova. O ideal é começar pela base da planta. 

Limpe escovas, pinceis ou panos ocasionalmente e deixe-os secar completamente antes de limpar as plantas novamente. 

Espécies com folhas largas e planas podem ser limpas com uma esponja macia. É o caso da espada-de-são-jorge e da costela-de-adão. Plantas mais frágeis podem ser limpas com a ajuda de um espanador. 

Samambaias podem ser lavadas com um borrifador para que os jatos eliminem a poeira acumulada. 

Limpeza com detergente neutro

Use detergente neutro para limpar as folhagens maiores e mais resistentes. O ideal é umedecer uma esponja macia com o líquido e esfregar as folhas suavemente.

Evite fazer espuma e não deixe pingar detergente na terra, pois o produto pode ser prejudicial à planta. Finalize a limpeza com um pano úmido embebido em água para retirar o detergente. 

A limpeza com detergente deve ser feita com menor frequência. Use-o apenas em situações extremas, quando retornar de férias, por exemplo, período em que haverá muita poeira acumulada.

Na falta de detergente neutro, use uma solução formada por ¼ (colher de chá) de sabão em pó por litro de água. 

Limpar plantas

Como manter o brilho natural das folhas

Existem produtos específicos para limpar as plantas e dar brilho às folhas. Porém, use-os com moderação para não entupir os estômatos (poros). A obstrução vai impedir a liberação de umidade prejudicar as trocas gasosas.

Prefira o óleo encontrado na casca da banana. Passe a parte de dentro da casca sobre as folhas para dar brilho. Além de natural, o óleo não vai obstruir os poros da planta e elas ficarão brilhando. 

Uma dica final: se a planta tiver flores, não as limpe. Deixe-as como estão para não prejudicar a produção de pólen. 

Essas são as nossas sugestões para limpar as plantas que você cultiva em casa. Mantenha esse hábito e tenha folhagens mais bonitas e saudáveis. Elas agradecem. 

Posts relacionados

Deixe um comentário