Gérbera - Floricultura BH Gérbera - Floricultura BH

Conheça 10 lindas opções de flores para o verão

4 minutos para ler

A estação mais quente do ano combina com cores vibrantes e muita alegria. Pensando nisso, listamos 10 opções de flores para o verão. São espécies marcadas pela exuberância e personalidade. 

Elas podem ser usadas para decorar a casa, o escritório ou embelezar o jardim, você escolhe.

Nesse artigo também têm opções para presentear alguém especial, com flores que podem ser plantadas em vasos ou formando um belo arranjo.

Confira as sugestões de flores que mais combinam com o verão brasileiro. Afinal de contas, o ano passou voando e logo ele está aí, batendo à porta. 

Girassol

Começamos nossa lista com a flor que traz calor até no nome. O girassol talvez seja a espécie que mais lembra o verão, por conta de sua haste longa e imponente, suas pétalas amarelas que remetem à vivacidade dessa estação. 

Os girassóis podem ser plantados em vasos ou diretamente na terra, em algum espaço do jardim. A planta precisa de, pelo menos, quatro horas de luz solar direta por dia e o solo deve estar suficientemente úmido. 

Campos de girassóis - Flores para o verão - Floricultura BH

Dália

As dálias existem na natureza em diversos tamanhos que variam de 5 a 30 cm. Podem ser plantadas em vasos, desde que sejam recipientes grandes e com a utilização de estacas de sustentação para manter as hastes das flores eretas. 

Além das variações de cor, a dália exala um perfume característico e marcante para os ambientes. 

Gerânio

Uma flor delicada e que floresce no verão. Assim é o gerânio. A planta necessita de bastante rega nos períodos mais quentes. Outro cuidado indispensável é o uso de adubos líquidos, preferencialmente aqueles específicos para essa flor. Eles devem ser aplicados com frequência durante o período de floração. 

Zínia

Por não suportar climas frios, a zínia se desenvolve muito bem no calor e sob luz solar direta. Essa espécie produz flores em diversas cores e se adaptam em jardins e em vasos expostos próximos às janelas, com boa intensidade de luz. A zínia também pode compor bonitos arranjos para presentear no verão. 

Gérbera

Flor pertencente à família do girassol e da margarida, a gérbera é uma espécie imponente e de haste alongada, como suas “parentes”. Existem em diversas cores e são muito versáteis, pois se adaptam bem aos jardins, vasos e arranjos. O cultivo das gérberas é fácil e elas se desenvolvem bem em climas secos. 

Gérbera - Floricultura BH

Astromélia

A astromélia é muito parecida com um lírio, por isso, em algumas regiões a flor é chamada de “minilírio”. Ela floresce no verão e não se adapta em climas frios ou com incidência de geada. Precisa de luz constante, portanto, o jardim é o local mais adequado. Se quiser cultivar a astromélia dentro de casa, dê preferência a cômodos onde bata sol direto por três horas por dia, pelo menos. 

Flor-de-cone

É uma espécie muito resistente à seca, portanto, apropriada para o verão. Além de embelezar jardins, a flor-de-cone, também chamada equinácea ou púrpura, ainda é uma planta medicinal. 

Devido às propriedades anti-inflamatórias e antialérgica, a flor-de-cone é usada como tratamento caseiro de gripes e resfriados, capaz de amenizar coriza e tosse. 

Coleus

Outra flor perfeita para o verão é o coleus. A espécie precisa de calor, luz direta ou sombra parcial. Preferem os climas mais quentes e precisam de rega frequente, mas o solo não deve estar encharcado. A adubação deve ser feita uma vez ao mês, utilizando fertilizando com alto nível de nitrogênio. 

Vinca

A vinca é uma planta rústica que exige pouca manutenção. Suas flores são simples e delicadas. Na natureza, são encontradas em variedades com pétalas largas ou estreitas nas cores roxa, branca, vermelha, com o centro branco ou róseo. A vinca se adapta às altas temperaturas, em solo fértil e fertilizado, exigindo regas regulares para crescer saudável. 

Margarida

Dentre as flores-do-campo, a margarida é uma das mais versáteis. São delicadas e combinam com a leveza do verão. Ficam perfeitas em arranjos ou buquês, inclusive para noivas. 

Viu só quantas opções de flores lindas para o verão? Basta escolher aquela que você deseja cultivar em casa. Para isso, consulte sua floricultura de confiança. Ela está preparada para oferecer tudo o que você precisa para alegrar com flores a estação mais colorida do ano.

Posts relacionados

Deixe um comentário