Você sabia que algumas plantas podem ser usadas na gastronomia e cultivadas em casa?
Nesse artigo você vai conhecer 7 ervas aromáticas que temperam seus pratos, mas também embelezam varandas e jardins. Algumas até com propriedades medicinais.
Quem sabe depois da leitura você começa aquela pequena horta com temperinhos ou chás para ter sempre a mão?
1. Orégano
É uma erva perene e muito aromática, usada principalmente na cozinha mediterrânea. Para cozinhar, utilizamos as folhas frescas ou secas, sendo que as desidratadas têm mais sabor.
O chá da planta fortalece a imunidade, ajuda na digestão, regula o ciclo menstrual e proporciona um sono mais relaxante.
Para cultivar orégano em casa, use vasos com solo deve fértil e úmido, porém bem drenado. A irrigação deve ser frequente, mas evite o excesso de água.
A planta se desenvolve melhor em regiões de clima ameno, com temperaturas entre 21 e 25 ºC e luz solar direta durante algumas horas do dia.
Como usar o orégano na cozinha
- Combina com tomates e legumes de sabor intenso como berinjela e pimentão;
- Para temperar carnes, especialmente a de cordeiro;
- Para incrementar torradas e omeletes.
2. Manjericão
O manjericão é uma planta versátil e muito utilizada na culinária, como tempero. De perfume marcante, a erva também é conhecida como alfavaca ou erva-real.
Cultive em vasos, sementeiras ou diretamente no solo, em ambientes com luminosidade e irrigação regular a cada dois ou três dias.
O manjericão precisa receber pelo menos quatro horas diárias de sol. Nessas condições, a planta pode produzir folhas por até três anos.
A planta tem propriedades antissépticas, analgésicas e cicatrizantes. Usado como chá ou óleos essenciais, o manjericão auxilia no tratamento da faringite e da laringite, além de fortalecer o sistema imunológico.
Como usar o manjericão na cozinha
- Em massas, sanduíches, omeletes e saladas;
- Em molhos à base de tomate;
- Na pizza Marguerita, famosa no mundo todo.
3. Alecrim
É uma erva de folhas bem estreitas, com perfume característico e marcante. Além de seu uso na gastronomia, a planta decora os ambientes, emanando um aroma agradável e discreto.
A espécie resiste bem sem água e a rega pode acontecer a cada três dias. O alecrim se adapta em pequenos espaços como jardineiras ou vasos de tamanho médio.
De preferência, use a planta fresca. Um ramo de manjericão é suficiente para fazer chá ou em banhos e massagens.
O alecrim é benéfico para o sistema digestivo e nervoso, pois combate a ansiedade e o estresse. Atua como antioxidante, além de aliviar as dores causadas pela artrite.
Como usar o alecrim na cozinha
- Em refogados, sopas ou para grelhar vegetais;
- Em carnes assadas (frango, salmão e porco);
- Nos cozidos e nas tortas;
- Para dourar batatas na manteira.
4. Tomilho
Planta com pequenas folhas, o tomilho pertence à família da hortelã. É uma erva rústica que não exige cuidados extremos no cultivo.
Se desenvolve bem em locais que recebam pelo menos quatro horas de luz por dia. A planta não precisa de muita água, por isso, a rega deve ocorrer quando a terra estiver seca.
Tem aroma agradável e propriedades medicinais que atuam como um remédio natural contra a bronquite.
O consumo de tomilho aumenta a imunidade e melhora o humor. Também é utilizado na indústria de perfumes, cosméticos e sabonetes.
Como usar o tomilho na cozinha
- Em verduras e legumes;
- Com aves e carnes bovinas grelhadas;
- Feijão de todos os tipos;
- Alimentos cozidos, marinados e omeletes.
5. Hortelã
Tem aroma muito peculiar e sabor refrescante, graças ao mentol, substância que combate bactérias e atua como calmante de dores musculares.
O chá de hortelã auxilia a digestão, alivia sintomas da asma e de outras doenças respiratórias, além de melhorar a saúde bucal.
Cultive a erva em vasos que devem ser regados para que a terra permaneça úmida, mas não encharcada. A planta precisa de seis ou mais horas de luz solar para se desenvolver. Prefira usar as folhas frescas, pois a planta, quando desidratada, perde o sabor.
Como usar a hortelã na cozinha
- Em saladas, sopas e outras refeições de entrada;
- Em coquetéis, como o tradicional Mojito;
- Com legumes, vegetais folhosos e leguminosas em geral;
- Com carnes vermelhas e massas;
- Em sobremesas para decorar e dar frescor.
6. Sálvia
Essa erva é como outras bastante utilizadas na cozinha, como alecrim, orégano, hortelã, tomilho e manjericão. As folhas da sálvia tem ação anti-inflamatória e antioxidante e podem ser consumidas como tempero, chás, óleos ou no banho.
Cultive a planta em canteiros ou jardineiras com solo fértil e bem drenado. Irrigação em demasia prejudica o crescimento. Ela precisa de luz solar direta por algumas horas, todos os dias.
Como usar a sálvia na cozinha
- Para acompanhar carnes (porco, peru e frango);
- Para temperar grãos e ovos;
- Em queijos e legumes;
- Nas massas, por exemplo, no nhoque com manteiga de sálvia.
Inspirada para começar o plantio? Em floriculturas e em boas casas do ramo você encontra tudo o que precisa para ter uma horta de ervas aromáticas em casa.