paisagismo - floricultura bh paisagismo - floricultura bh

Dicas de paisagismo para a área externa com piscina

5 minutos para ler

O dia 21 de dezembro marca oficialmente o começo do verão no Brasil. E ter uma área de lazer em casa é um privilégio para aproveitar os dias mais longos e ensolarados. 

Se o espaço conta com piscina, alguns detalhes contribuem para que a área externa fique bonita e organizada. O paisagismo é um deles. Por isso, é importante escolher as folhagens certas para o entorno da piscina.

Se você tem espaço físico, mas ainda não tem uma piscina, listamos algumas dicas para seguir antes de construir a sua. 

Nesse artigo mostramos quais as espécies mais indicadas para combinar com o ambiente e também quais plantas você deve evitar quando for revitalizar seu espaço. Vamos conferir?

paisagismo - floricultura bh

Importância do paisagismo na arquitetura

Os projetos paisagísticos são elaborados para a área externa de uma construção, seja ela urbana, residencial ou corporativa. 

Nele, o arquiteto define caminhos primários e secundários, áreas de lazer, sociais e de serviço. Além de entradas e saídas, sempre equilibrando a técnica com a harmonia visual para garantir os melhores resultados. 

Um bom projeto paisagístico deve sempre observar:

  • o estilo arquitetônico do imóvel;
  • a topografia do terreno;
  • a disponibilidade hídrica no local;
  • o clima predominante na região;
  • a presença de criança ou animais domésticos.

Ao considerar essas características, o arquiteto planeja o espaço externo integrando a vegetação à construção, utilizando diferentes materiais e espécies para compor o cenário.

O projeto pode contar ainda com elementos arquitetônicos criativos como áreas envidraçadas, pergolados, espelhos d’água e varandas. 

Assim, o profissional consegue embelezar a área externa, integrando a natureza e a arquitetura para criar um ambiente propício ao convívio.

Floricultura BH

Espécies indicadas para área externa e piscina

Gramíneas ornamentais

São plantas de baixa manutenção e exigem pouca ou nenhuma rega. Essa espécie embeleza e dá movimento ao espaço do entorno. Encontradas em várias cores, são ideais para contrastar com o azul da piscina.

Quando plantadas juntas, as gramíneas orientais dão sensação de profundidade e formam uma barreira, delimitando os espaços e dando mais privacidade ao espaço. 

Arbustos

Por suas características, os arbustos oferecem privacidade para a área da piscina. Se a intenção é preservar o espaço e obstruir o olhar da vizinhança, invista nos arbustos.

As hortênsias são uma ótima opção, pois elas crescem bastante e delimitam os espaços. Ao mesmo tempo, embelezam o entorno. O hibisco tropical produz flores grandes e coloridas que adoram sol.

Suculentas

Assim como as gramíneas ornamentais, as suculentas também exigem pouca manutenção e pouca água. São encontradas em muitas cores e formas, conferindo classe e sofisticação para o jardim com piscina. 

Suculentas de maior porte servem como uma barreira natural e embelezam. As pequenas podem ser usadas para preencher espaço entre outras plantas ou folhagens. 

Árvores

Se a intenção é ter sombra à beira da piscina, escolha plameiras. Elas dão um ar tropical ao jardim e perdem poucas folhas, facilitando a limpeza do espaço. 

Outra opção são as árvores frutíferas de baixa estatura. Além de darem um colorido especial com a floração e com as frutas.  

Plantas resistentes ao cloro

Os respingos de água com cloro podem ser prejudiciais a plantas mais sensíveis. Para evitar que se deteriorem, escolha plantas comuns em áreas próximas ao oceano. Entre elas estão a Agave e a Holly. Outras boas opções são o Lírio de São José ou os Laços Espanhóis. 

Plantas que afastam insetos

A água costuma atrair mosquitos e outros pequenos insetos. Para evitá-los, dê preferência a espécies repelentes como manjericão, gerânio e citronela. Distribua pequenos vasos dessas plantas ao redor da piscina e tenha sossego durante o verão. A vantagem dos vasos é que você pode mudá-los de posição e, assim, renovar o paisagismo. 

Plantas não indicadas para adornar a piscina

Árvores frutíferas de grande porte

Em geral, árvores frutíferas de grande porte não são indicadas para a beira da piscina. Além da sujeira que se acumula com a queda de árvores e frutos, elas atraem pássaros e até mesmo, abelhas. Esses animais podem espalhar ainda mais sujeira ou restos de comida sobre a água. 

No entanto, se o jardim é grande o bastante para receber árvores frutíferas, plante-as longe da água. 

Plantas com espinhos

Espécies com espinhos devem ser evitadas. Entre elas, as rosas e as coroas de cristo. O motivo é simples: piscina costuma ser lugar de diversão e brincadeiras, principalmente por parte das crianças. Assim, uma distração e uma queda sobre uma roseira não será uma boa experiência. 

Espécies com raízes grandes

Evite plantar espécies que possuam raízes profundas ou muito grandes. Elas podem danificar a estrutura da piscina, rachando suas paredes ou destruindo o piso. 

Que tal? Essas são as nossas dicas para o projeto paisagístico da sua área externa com piscina. Converse com seu arquiteto, planeje tudo e desfrute com elegância e bom gosto seu verão. 

Posts relacionados

Deixe um comentário