Flores comestíveis - Floricultura BH Flores comestíveis - Floricultura BH

Flores comestíveis: conheça as espécies mais usadas na gastronomia

5 minutos para ler

As flores têm inúmeros benefícios. Mas você sabia que a alimentação é um deles? Exatamente isso que você leu. As flores comestíveis estão presentes no cardápio de muitos restaurantes.

Nesse artigo você vai conhecer o universo das flores comestíveis, conhecer as espécies mais usadas na gastronomia e que podem ser consumidas com segurança em pratos doces ou salgados. Ou ainda para ornamentar pratos. 

E o melhor: muitas delas podem ser cultivadas em casa mesmo. Acompanhe!

Como escolher e utilizar as flores comestíveis

Antes de usar flores na alimentação, certifique-se de que são comestíveis. Algumas espécies são tóxicas e, se consumidas, trazem riscos à saúde. 

Por isso, compre sempre de fornecedores confiáveis, dê preferência às orgânicas e cultivadas especialmente para a culinária. Caso prefira plantá-las no próprio jardim, colha-as de manhã quando estão mais hidratadas e tenras. 

Lave-as bem para retirar insetos ou restos de terra, como fazemos com qualquer salada. 

Outra dica: por serem muito delicadas, evite deixar as flores de molho e use-as apenas no momento de servir. Do contrário, podem murchar. 

Flores comestíveis - Floricultura BH

Flores comestíveis mais usadas na gastronomia

Conheça os tipos de flores comestíveis mais comuns e seus principais benefícios para a saúde. Porém, procure comprá-las de produtores confiáveis e especializados.

Amor-perfeito

Com sabor levemente adocicado, essa flor miúda é muito usada como ingrediente em saladas frescas. Suas pétalas também decoram sopas, bebidas e sobremesas. A ingestão de amor-perfeito auxilia no tratamento da acne e da dermatite. Ainda, ajuda a combater tosse seca, pressão alta, prisão de ventre e resfriados leves. 

Flores comestíveis - Flores BH

Capuchinha

A capuchinha tem sabor picante semelhante ao agrião, tão comum em saladas. É muito usada para aromatizar vinagres e para acompanhar pratos frios. Sua alta concentração de vitamina C faz dessa flor um poderoso antioxidante natural, além de auxiliar na digestão. 

Alcachofra

Bastante usada na cozinha, a alcachofra é uma flor rica em iodo, ferro, fósforo, cálcio, potássio, magnésio e vitaminas do complexo B. Versátil, ela pode ser servida de várias formas: recheada, na pizza, em molhos, saladas, chás e licores. 

Flores e alimentos - Floricultura Belo Horizonte

Lavanda

A aromática lavanda vai muito bem na preparação de chás, bebidas e sobremesas. De sabor levemente cítrico, as flores ressecadas dão origem a um óleo essencial bastante comum na indústria da perfumaria. 

Calanchoe

Se o prato escolhido for peixe ou massa, use essa flor para acompanhar. A calanchoe tem sabor azedo e é encontrada em diversas colorações.

Acácia-Branca

Por ter alto nível de nutrientes, aminoácidos e vitaminas, essa flor pode ser consumida em sua totalidade. As folhas, por exemplo, são usadas para fazer sopas, refogados e chás. O óleo da acácia-branca é adocicado e muito saboroso. 

Flor-de-mel

Como o próprio nome sugere, tem aroma e sabor do produto fabricado pelas abelhas. Pode ser usada em sobremesas ou como acompanhamento para peixes e carnes. As folhas têm sabor levemente apimentado. 

Floricultura bh - Flor comestível

Cravina

Misturada ao açúcar, a cravina serve para preparar bolos. Tem perfume marcante e o sabor lembra o cravo-da-Índia. Também combina com saladas. 

Calêndula

As pétalas têm sabor amargo, são usadas em receitas quentes e substituem o açafrão.

Dente-de-leão

Seu sabor é adocicado e lembra o mel, perfeito para saladas, sobremesas e geleias. Tem propriedades antioxidantes, antirreumáticas e é fonte de vitaminas do complexo B, C, E e K, além de ferro, zinco, potássio e cálcio. 

Violeta

Outra flor de sabor adocicado, bastante usada em sobremesas. Como existem diversas espécies de violetas, procure comprá-las de produtores especializados para o consumo na gastronomia. 

Borragem

As flores e as folhas da borragem têm sabor e aroma frescos, semelhantes ao pepino. Prepare saladas, molhos, sobas e bebidas. O óleo da borragem tem propriedades medicinais boas para o organismo. 

Flores BH

Rosas

Famosas nas floriculturas, as rosas são muito usadas em sobremesas, principalmente nos bolos. As pétalas são usadas para decorar pratos, conferindo um ar de sofisticação. Outro uso para as rosas é a fabricação de geleias. O sabor depende da espécie e varia entre o adocicado e o amargo. 

Flor de alho e flor de cebolinha

Lembram o alho e a cebolinha, respectivamente. Porém, têm sabor mais suave. São usadas para destacar o sabor de saladas e deixá-las mais temperadas. 

Tagetes

Assim como a calêndula, as tagetes lembram o açafrão. Tem sabor levemente amargo e as pétalas são usadas em saladas, molhos, bolos e pães. Uma curiosidade que não está ligada à culinária: as tagetes são capazes de espantar as formigas no jardim. 

Hibisco

Ideal para fazer chás, sucos e bebidas alcoólicas, tem sabor suave, cítrico e adocicado. Entretanto, consuma com moderação, pois o hibisco é muito ácido. 

Gostou do artigo? Agora que você conhece as principais flores usadas na gastronomia, que tal usar a criatividade e preparar uma receita especial para a família ou para os amigos? Mão “na flor” e bom apetite! 

Posts relacionados

Deixe um comentário